A FORÇA DA PECUÁRIA FOI FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE MUNDO NOVO.
A economia da cidade era ligada basicamente a pecuária.
Criadores de gado começaram a povoar Mundo Novo devido ao clima diferenciado das várias cidades do nordeste.
Sendo descobridor das terras e fundador da cidade JOSÉ CARLOS DA MOTTA, foi possuidor de diversas terras, que foram, por força da vizinhança que foi chegando a nova povoação divididas em fazendas diversas.
NUNDO NOVO É MANCHETE NOS JORNAIS
A 1ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO INTERIOR DA BAHIA ACONTECEU NA CIDADE DE MUNDO NOVO.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DE MUNDO NOVO.
A ESTAÇÃO: A estação de Mundo Novo foi inaugurada em 1937. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1960. É desta obra a descrição do município, nessa mesma época: "O município de Mundo Novo situa-se numa zona de criação melhorada de gado bovino, contando para isto com vários fatores favoráveis: a maior umidade do solo, permitindo melhor cultivo de plantas forrageiras, o traçado do "caminho do gado" que, partindo do vale do São Francisco, cruza esta região em demanda a Feira de Santana e, por fim, a estrada de ferro que a comunica com a capital do Estado. Pelo ramal da Leste Brasileiro o gado da região é transportado para Salvador."
A estação de Mundo Novo permaneceu como ponta de linha do trecho ferroviário que partia do norte, de Senhor do Bonfim, via Jacobina, durante 14 anos, até a junção deste com o trecho que vinha do sul, de Iaçu, via Itaberaba. Também se chamou por algum tempo Barra do Mundo Novo - aliás, este é o nome que ainda ostenta no dístico, em 2008. Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos é o que se subentende dos Guias Levi. "Eu morava na Barra, povoado onde fica a estação, que está em pé até hoje, na época do trem ainda existente. Este realmente parou em fins dos anos 1970, inclusive os cargueiros. Eu estudava em Senhor do Bonfim e pegava o trem todos os dias. Era o Trem da Grota, sempre misto, com 3 carros de passageiros: o de 1ª, com poltronas estofadas, o de 2ª, com assentos de madeira e o carro-restaurante, que podia ser usado pelos passageiros da 1ª classe. Os últimos trens que por lá passaram já foram com locomotivas Diesel.
O povoado, Barra, como é chamado popularmente, ou Barra do Mundo Novo, nome oficial, e que fica a 6 km da sede do município (Mundo Novo), até hoje por estrada de chão, na época sobrevivia do trem. O movimento era muito grande, havia hotéis e pensões pois os trens que saíam de Senhor do Bonfim e de Iaçu se cruzavam na Barra, e, segundo ele, por volta de 6 da tarde, e seguiam viagem somente no dia seguinte, obrigando os passageiros ao pernoite na vila, o que gerava esse grande movimento. Tão grande que chegou a se cogitar a mudança da sede do município para lá, a estação por isso chegou a se chamar somente Mundo Novo (embora jamais a sede tenha sido passada para lá). Depois da supressão dos trens, o povoado perdeu muito em importância e hoje é um local pouco procurado, tendo a população decrescido bastante também. A estação hoje serve de depósito e ainda pertence à RFFSA, sendo utilizada por terceiros. Os trilhos realmente foram retirados, aos poucos." (Depoimento de Wellington, morador de Mundo Novo-BA).
NUNDO NOVO É MANCHETE NOS JORNAIS
A 1ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DO INTERIOR DA BAHIA ACONTECEU NA CIDADE DE MUNDO NOVO.
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